O cego hipócrita...

Por Michel Cunha

"E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos na cova? [...] E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." Lucas 6: 39, 41 e 42

Ontem recebi um e-mail de um rapaz que já havia atendido há alguns meses. Neste e-mail ele agradecia pela ajuda que nós tínhamos dado a ele. Lembro-me que ele queria desistir, pois já estava na igreja há um bom tempo e sua família ainda não tinha se convertido. Conhecendo ele, ou seja, os seus frutos, sentei com ele, pois vi que lhe faltava muita coisa para mudar. Até me lembro, em certa ocasião, que estávamos bem na hora da busca do Espírito Santo e em vez de ele buscar para ele, estava com a foto de sua família nas mãos. Já tinha orado pela família. Aquele momento era único, de total importância para buscar o Espírito Santo, para o encontro dele com Deus. Fiz duas perguntas a ele: Para que Deus chamou você? Ele respondeu: Para salvar minha família e as outras pessoas. Perguntei a ele: Você tem certeza da sua salvação? Ele olhou bem pra mim e disse: Não. Talvez você me pergunte agora: Mas, Michel, qual foi o erro dele?


Primeiro: Deus não nos chamou para salvarmos nossa família, ou amigos e etc. Deus nos chamou para que eu, você e todos nós, primeiro, venhamos ser salvos. Primeiramente somos nós que temos que ter a certeza da salvação, para depois, aí sim, lutarmos pela nossa família. Se você ainda não está nem salvo, como pode tentar salvar sua família? Um cego pode gerar outro cego. Quando você tem a certeza da sua salvação, todos vêem isso em você, e os primeiros são, com certeza, a sua família. Sendo assim, vendo o seu novo jeito de ser, com certeza eles irão ver em você uma nova pessoa. Aí então o Espírito Santo vai começar a fazer a obra na sua família, na sua casa.

Nos outros versículos Jesus não disse que devemos ignorar o mal, mas que não devemos ficar tão preocupados em notar os pecados dos outros a ponto de descuidarmos de nossa vida, incidindo nos mesmos erros. Frequentemente racionalizamos nossos pecados e apontamos os mesmos erros nos outros. Que tipos de "argueiros" nos olhos dos outros são mais fáceis para você censurar? Quando sentir vontade de criticar, lembre-se das "traves" em seus olhos. Você concluirá que tem menos a dizer. Não devemos temer ser rotulados de hipócritas a ponto de ficarmos estáticos em nossa vida cristã, escondendo a nossa fé e não fazendo esforço algum para crescer. Uma pessoa que frequentemente tenta acertar, porém falha, não é um hipócrita. Este também não é o caso daqueles que cumprem os seus deveres, mesmo quando não sentem vontade de fazê-lo. É frequentemente necessário e bom colocarmos de lado os nossos desejos a fim de fazermos aquilo que precisa ser feito.

Não é hipocrisia dar a volta por cima. Hipócrita é a pessoa que tem um comportamento a fim de ganhar atenção, aprovação ou admiração dos outros.

Deus abençoe a todos nós.

0 Response to "O cego hipócrita..."

Postar um comentário

Powered by Blogger
Google Analytics Alternative